Perfil

👸 Manual dos cachos: FITAGEM 👸



  Ooi amores, tudo bem com vocês?? Bom dando continuidade a nossa série de Manual dos cachos, hoje eu vim falar pra vocês sobre a Fitagem, o que significa esse método e como fazer de maneira correta para não agredir os fios.
  
Então pra não ficar de fora dessa, e das outras dicas já começa se inscrevendo no nosso blog, pra não ficar de fora!! Vamos lá?!




 O que é FITAGEM?
  Bom, primeiro de tudo, pra quem não sabe, Fitagem, é uma técnica de finalização, onde o cabelo é dividido em fitas/merchas, e em cada uma dessas fitas é distribuído uma quantidade de creme suficiente para nutrir os fios, de acordo a necessidade exclusiva daquela mecha.
  O que significa que nem sempre será a mesma quantidade de creme para todo o cabelo, cada mecha de acordo a necessidade, tem a sua quantidade individual.
Mas não se preucupe com isso , se você está começando agora, e anda meio perdido, não sabe se está usando creme demais ou de menos, a dica é: use de começo, a quantidade de "uma moeda de 1 real" de creme em cada uma dessas fitas. Assim, na próxima finalização você já terá a noção de quanto cada parte do seu cabelo gasta.


 Como se faz FITAGEM ?





  A Fitagem se inicia assim: após os cabelos desembaraçados, vocês prendem o cabelo, e vão soltando por partes, cada mecha, que irá receber essa finalização. 

-Mas Luna como assim? Calma mulher, se você não tá entendendo nada, vou explicar novamente de forma mais detalhada.
Quando eu comecei a assumir meus cachos e fazer fitagem, isso em 2016, eu também não sabia pra que rumo ia esse negócio de fitagem, mas não tem segredo não, vou ensinar pra vocês a fitagem tradicional.

  1⃣ Primeiro desembarace os fios usando pouco creme.
Após isso, penteie o cabelo todo pra trás como se fosse fazer um rabo de cavalo.
Depois separe uma mecha inicial na parte da nuca, e prenda o restante feito um coque. (Sempre se começa pela parte da nuca)
  
  2⃣  Feito isso, pegue o seu creme escolhido para finalizar, e coloque a quantidade necessária que você costuma usar, caso sinta mais ressecamento, aumente um pouco mais a quantidade, se sentir pesando os fios, diminua. E se você não tem idéia de quanto usar, siga minha dica e coloque a quantidade semelhante a o tamanho de uma moeda de um real.
  Espalhe esse creme pela palma da sua mão, e assim aplique nos fios, começando pelas pontas, meio, e por último raiz. Enluve essa mecha, até  sentir o creme adentrando os fios. 
Penteie novamente com o pente ou escova, e em seguida separe com os dedos, e amasse a mecha contando até 5, depois solte.

   PRONTO! você terminou a primeira fitagem nessa mecha hahaha, tá bom tá bom, sei que parece que dá um mega trabalho, mas é só a forma que se lê!! Na prática é bemmm mais prático, e também com o tempo se ganha mais rapidez na hora de finalizar assim. Bom agora é só fazer isso pelo resto do cabelo. Não precisa fazer uma divisão muito certinha, mas tente seguir uma linha de divisão, de forma que os fios fiquem arrumado, caso contrário quando vc pentear a mecha, os fios de um dos lados podem acabar puxando e bagunçado ou embaraçando outros fios.

  A parte do topo, e a parte que vai ficar mais exposta, nesse caso eu costumo caprichar mais, sendo assim, eu separo em merchas e faço uma fitagem mais caprichada, com um pouco mais de creme, e ajudo com os dedos, nas formas dos cachos. 
AGORA SIMMM ACABOU!!
Agora vai jogar o cabelo todo pra baixo e amassar com uma camisa ou toalha de algodão. Amassou, joga pra trás e deixe secar naturalmente ou espere  20 minutos e seque com o secador, vai ficar durinho, dps é só passar um pouco de reparador nas mãos, e amasse seus cachos de baixo pra cima, ate que eles se soltem e perca esse efeito dorinho. 

   Eehhh agora simmmm tá prontooooo!!! Cachos BEM MAIS DEFINIDOS, maleáveis, e com muito balanço!! Agora vocês já sabem como funciona, bora testar aí nesse "cabelon" ?!
  Bom amores espero que vocês tenham gostado!! Essa foi mais uma etapa do nosso Manual dos Cachos, e fiquem ligados que essa semana tem mais post como esse!! Deixem aqui nos comentários o que vocês acharam sobre o post e qual a sua maior dificuldade em fazer fitagem!!
  Fiquem todos com Deus, até a próxima!!
De cacho & Saia . 

12 comentários:

  1. oi!
    Eu estou adorando o manual dos cachos :D
    Não conhecia a Fitagem,gostei da dica vou fazer no cabelo da minha sobrinha ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom? eu não sabia dessa fitagem, alias não conhecia rsrs, porém gostei da dica e vou fazer no cabelo da minha mãe, o cabelo dela é cachos <3
    Adoreeeeei! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem?
    Muito bom seu post, adorei saber mais sobre fitagem, muito boa suas dicas
    Viu compartilhar com minhas amigas cacheadas. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  4. Lendo o seu post eu preciso te confessar: ser cacheada da um certo trabalho ne? Eu sou lisa, mas se fosse cacheada com certeza faria todos esses procedimentos. Também me assustei com a quantidade de creme que vocês gastam! Haja potes de 1kg pra finalizar! Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu amo o efeito que uma fitagem bem feita da nos cachos. O post ficou ótimo. Informações super úteis para ajudar as cacheadas.

    ResponderExcluir
  6. Seus cachos são lindos e bem definidos!
    Gostei muito do manual e da maneira que você ensina explicando muito bem, a fitagem não conhecia e gostei muito de sabe mais um pouco sobre ele.
    Bjs,
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não sabia nada sobre Fitagem, gostei muito das suas dicas e vou indicar para várias amigas cacheadas!!

    ResponderExcluir
  8. Quem diz que cabelos lindos não dão trabalho neh? Muito bom! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  9. Seus cachos são muito bonitos parabéns, vou tentar fazer essa técnica na minha cacheada aqui em casa.

    ResponderExcluir
  10. Que legal, não conhecia. Sou lisa, Maia indicarei para as minhas amigas que são cacheadas. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eh faço isso nos meus cabelos q não estão crespos no momento e vejo mesmo um melhor resultado da mascara

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Não conhecia.. adorei seu post.. vou mostra minhas amigas cacho..
    Bjo

    ResponderExcluir